Curso

Reciclagem de Aparas


Quer conhecer o processo de reciclagem e utilização de aparas para fabricação de papel? Então, não perca o Curso de Reciclagem de Aparas, que a ABTCP vai realizar nos dias 26 e 27 de maio em Caçador, Santa Catarina. O curso será realizado no Auditório da Associação Empresarial de Caçador ACIC (Avenida Barão do Rio Branco, 327 – Centro – Caçador – SC) e será destinado aos técnicos de empresas, fabricantes de papéis que contém em sua formulação aparas e papéis reciclados, e que atuam nas áreas de produção, qualidade, laboratórios, manutenção, assistência técnica, e que pretendem reciclar ou adquirir novos conceitos no processo de reciclagem e aplicação de aparas na fabricação de papéis. Mais informações de como se inscrever e valores acesse aqui.

Inovações: - produtos que conferem maior resistência ao papel, reuso da água, consumo de energia, reaproveitamento da fibra e como melhorar o desempenho das máquinas serão alguns dos assuntos debatidos durante o Curso. “Este é um bom momento para discutirmos sobre o processo de reciclagem de aparas, para compreendermos o ciclo da matéria prima e como ser mais efetivo na produção de papel”, comenta Valmir Freitas, gerente de aplicações da Solenis e um dos palestrantes do evento. Freitas falará sobre as estratégias de tratamento de contaminantes em fibras recicladas e produtos de resistência e performance, enfatizando as soluções químicas que contribuem para a fabricação do papel reciclado.

Ainda em relação às inovações, o gerente de aplicações da Solenis comenta que existem tecnologias que podem contribuir com a manutenção das propriedades físicas ao longo do tempo “Strength Permanence”. Combinações tecnologicas e gerenciamento químico da parte úmida ajudam a aumentar o ciclo de vida da matéria prima ou ainda maneiras de aproveitar melhor as aparas em todos os ciclos de vida do processo. Já na questão do controle de contaminantes, existem novas tecnologias nessa área, como provedor químico que traz uma solução completa. “Mas vale lembrar que tecnologias são importantes, mas as pessoas têm um papel importante em todo esse processo”, afirma Freitas.

Solenis e Kadant são as empresas patrocinadoras do evento. Conheça um pouco por que a Solenis decidiu patrocinar este evento, nesta entrevista exclusiva realizada com Wanderley Flosi, vice-presidente da Solenis América Latina:

Por que a Solenis decidiu patrocinar o Curso de Reciclagem da ABTCP?
Para a Solenis é de extrema importância estar próxima dos técnicos fabricantes de papéis que atuam nas áreas de produção, qualidade, laboratórios, manutenção e assistência técnica, das empresas que pretendem reciclar ou já reciclam aparas. Afinal, Caçador é um importante centro produtor de papel na região Sul do Brasil. Trata-se de uma forma de estarmos em contato direto com os usuários ou futuros usuários de nossas soluções e tecnologias falando sobre tendências e temas atuais, como a reciclagem na indústria de papel. Além disso, temos vasta experiência no tratamento de contaminantes em fibras recicladas e produtos de resistência e performance e, durante nossa apresentação, compartilharemos este trabalho já reconhecido pelo mercado.

Qual a importância para a empresa de estar mostrando a sua marca neste tipo de evento?
A possibilidade de estreitar de maneira direta o nosso relacionamento com um público de grande interesse para a nossa empresa. Em um evento como este, com ampla possibilidade de interação, abre-se um importante espaço para apresentarmos e tirarmos dúvidas sobre as nossas soluções, serviços e tecnologias de ponta. Tudo isso em parceria com a ABTCP, o que agrega ainda mais valor à nossa marca.

Vocês pretendem patrocinar outros cursos?
A Solenis patrocinará todos os cursos técnicos organizados pela ABTCP, justamente pela oportunidade de relacionamento direto que proporciona junto aos técnicos e outros profissionais que são potenciais usuários ou já usuários de nossos produtos. Outro motivo de extrema importância é o de que estes eventos estão onde as principais indústrias de papel estão. Isto é de grande valor para a Solenis. Queremos estar onde quer que a indústria papeleira estiver.

PROGRANAÇÃO PRELIMINAR

Carga horária: 16 horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução – Dados do setor
• Classificação de aparas
• Pré
• Pós-consumo
• Materiais proibitivos
2. Tratamentos de Contaminantes em Fibras Recicladas e Produtos de Resistência e Performance

3. Linha de Fibras - Processo
• Desagregação
  o Processo
  o Equipamentos
• Depuração
  o Processo
  o Equipamentos
• Lavagem e engrossamento da massa
  o Processo
  o Equipamentos
• Destintamento
  o Processo
  o Equipamentos
• Dispersão
  o Processo
  o Equipamentos
• Microflotação - Clarificador de Água
  o Processo
  o Equipamentos

4. Refinação
• Processo
• Equipamento

5. Sistema de aproximação
• Processo
• Equipamento

Volta
 

Melhor visualizado em Internet Explorer ou Google Chrome.