Comissão ABTCP

Esclarecimentos sobre norma de papéis tissue

Definição de metodologia de ensaio dimensional é discutida pelos especialistas

Sempre atenta às discussões que afetam o setor, a ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel sediou na manhã do dia 06 de maio reunião da Comissão de Estudos de Papéis Para Fins Sanitários, que faz parte do CB-29 – Comitê Brasileiro de Papel e Celulose da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, com o objetivo de definir uma norma ABNT que verse sobre a metodologia de ensaio dimensional para tissue.

De acordo com Silvana Bove, coordenadora da Comissão, a discussão se deve à falta de padronização de métodos para medição. “Pretendemos fazer um documento que posicione o setor e estamos, inclusive, pedindo ajuda ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia”, contou.

Outro assunto de grande importância ressaltado no encontro foi o embate entre papel toalha e secador de mão, reacendido pela comissão sobre o uso errado dos secadores em área hospitalar e de restaurantes, o que pode gerar contaminação.

Para esse tema, a Comissão está selecionando as mais recentes pesquisas técnicas para embasar um position paper. Ao todo, a reunião contou com 13 participantes. Na ocasião, a Comissão também informou sobre a revisão das normas de classificação de papel para fins sanitários com o objetivo de saber se os parâmetros continuaram os mesmos. Testes laboratoriais estão sendo realizados para este fim. Depois dos resultados começará a revisão da primeira norma a ABNT NBR 15464-1 Papel higiênico folha simples – Classificação. A ABTCP está finalizando a parte da coleta de amostras. Esta Comissão é aberta a todos os interessados. Para mais informações enviar e-mail para cb29@abnt.org.br (V.F.)

Volta


Melhor visualizado em Internet Explorer ou Google Chrome.