Reciclagem de aparas

Curso aborda novo conceito e tendências

A ABTCP realizou o Curso de Reciclagem de Aparas, nos dias 26 e 27 de maio, em Caçador, Santa Catarina. O evento, destinado aos técnicos de empresas e fabricantes de papéis em busca de novos conceitos, atendeu às expectativas ao realçar temas fundamentais.

Desta forma, produtos que conferem maior resistência ao papel, reuso da água, consumo de energia, reaproveitamento da fibra e como melhorar o desempenho das máquinas foram assuntos amplamente debatidos. “Este foi um bom momento para discutirmos sobre o processo de reciclagem de aparas, para compreendermos o ciclo da matéria prima e como ser mais efetivo na produção de papel”, comenta Valmir Freitas, gerente de aplicações da Solenis e um dos palestrantes do evento.

Ele discorreu sobre as estratégias de tratamento de contaminantes em fibras recicladas e produtos de resistência e performance, enfatizando as soluções químicas que contribuem para a fabricação do papel reciclado. Ainda em relação às inovações, Freitas destacou que existem tecnologias que podem contribuir com a manutenção das propriedades físicas ao longo do tempo.

Outro enfoque do curso foram as combinações tecnológicas e gerenciamento químico da parte úmida, que ajudam a aumentar o ciclo de vida da matéria prima ou ainda maneiras de aproveitar melhor as aparas em todos os ciclos de vida do processo. Já na questão do controle de contaminantes, existem novas tecnologias nessa área, como o provedor químico, que traz uma solução completa. “Mas vale lembrar que tecnologias são importantes, mas as pessoas têm um papel essencial em todo esse processo”, afirma Freitas.

Em complemento à fala do gerente, Wanderley Flosi, vice-presidente da Solenis América Latina, acredita que, para a companhia, foi de extrema importância estar próxima dos técnicos fabricantes de papéis que atuam nas áreas de produção, qualidade, laboratórios, manutenção e assistência técnica, bem como das empresas que pretendem reciclar ou já reciclam aparas.

“Afinal, Caçador é um importante centro produtor de papel na região Sul do Brasil. Trata-se de uma forma de estarmos em contato direto com os usuários ou futuros usuários de nossas soluções e tecnologias, falando sobre tendências e temas atuais, como a reciclagem na indústria de papel”, considera Flosi. “Além disso, temos vasta experiência no tratamento de contaminantes em fibras recicladas e produtos de resistência e performance e, durante nossa apresentação, compartilhamos este trabalho já reconhecido pelo mercado”, completa.

De acordo com ele, a possibilidade de estreitar de maneira direta o relacionamento com um público de grande interesse para a Solenis foi o diferencial que a levou a ser uma das patrocinadoras do curso. “Em um evento como este, com ampla possibilidade de interação, abre-se um importante espaço para apresentarmos e tirarmos dúvidas sobre as nossas soluções, serviços e tecnologias de ponta. Tudo isso em parceria com a ABTCP, o que agrega ainda mais valor à nossa marca”, ressalta.

Flosi ressalta a satisfação obtida com o evento: “A Solenis patrocinará todos os cursos técnicos organizados pela ABTCP, justamente pela oportunidade de relacionamento direto que proporciona junto aos técnicos e outros profissionais que são potenciais usuários ou já usuários de nossos produtos. Outro motivo de extrema importância é o de que estes eventos estão onde as principais indústrias de papel estão. Isto é de grande valor para a Solenis. Queremos estar onde quer que a indústria papeleira estiver”, destaca.

A Kadant também foi uma das patrocinadoras. De acordo com Luiz Carlos Corrêa, responsável pelo Marketing, a empresa mantém um projeto de capacitação contínua de profissionais e também dos segmentos de mercado onde atua e, por isso, associar a marca a eventos como este agrega valor, já que são focados no alvo da companhia.

Já para Marcelo Machado, diretor da área de Preparação de Massa na Kadant, a reciclagem de aparas tem um papel importante para a economia e para a sociedade. "As aparas são matérias primas de alta qualidade e com custos interessantes, principalmente quando o preço da celulose está alto em função do mercado internacional ou do câmbio", ressalta. De acordo com ele, o curso foi muito importante para a troca de experiências, apresentação de novos conceitos e tecnologias, assim como para as definições de processos para serem considerados nas linhas de produção que operam com aparas como matérias primas.

Segundo Machado esse tipo de tecnologia mudou bastante nos últimos anos. "Tivemos grandes evoluções tecnológicas, melhorando processos e facilitando a produção. A matéria prima também mudou, aumentando o nível de contaminação. Com isso, fez-se necessário investimentos em novos processos para atender esta nova demanda, atendendo a constante busca para redução de custos operacionais nas fábricas. Temos hoje processos mais compactos e simplificados, trabalhando melhor", define.

Conforme o diretor da empresa, o Brasil está aumentando o consumo e utilização de aparas com o passar do tempo. "Temos ainda muitos papéis fabricados no Brasil com fibras virgens e isto faz com que nossas aparas apresentem boas características como matérias primas", enfatiza. "Podemos dizer que, no Brasil, estamos no primeiro ciclo de reciclagem das Aparas, enquanto vemos na Europa que eles já estão no quinto ciclo. Temos ainda muito potencial no Brasil", completa.

Para ele, a qualidade do produto final está diretamente ligada à eficiência operacional dos equipamentos e processos, que precisam ter todas as etapas em funcionamento para se alcançar um bom resultado final. "Se um processo se inicia errado, dificilmente ele consegue resultar em um bom produto. Cada etapa deve operar conforme foi projetada, atendendo e respeitando especificações do processo", explica.
.

Volta

Melhor visualizado em Internet Explorer ou Google Chrome.