Comissão Técnica Meio Ambiente

Licenciamento ambiental em pauta


A Comissão de Meio Ambiente da ABTCP esteve reunida no dia 3 de março para debater a minuta da Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que estabelece os critérios e diretrizes gerais para o licenciamento ambiental. O encontro contou com a apresentação de Pedro de Toledo Piza , consultor jurídico ambiental da Pöyry.

O especialista abordou item por item, dividindo sua explanação em pontos positivos e outros a serem observados pelos profissionais do setor. Detalhes desta apresentação podem ser vista na edição de março da revista O Papel: www.opapeldigital.com.br

Para ele, essa proposta de minuta do Conama perde a característica de controle e passa a ser mais participativa, “desde que tenhamos participantes ativos no processo”, frisou Toledo Piza, comentando ainda que muito se avançou nessa questão, mas a atual legislação ainda se utiliza de mecanismos que podem estagnar o País nessa área.

Pedro de Toledo Piza

Compartilha do mesmo sentimento Nei Lima, coordenador da Comissão Técnica de Meio Ambiente. “Ainda há muitos pontos soltos e notamos que esta proposta do Conama está direcionando que a tomada de decisão seja definida por um técnico. Seria interessante que tivéssemos foco em estudos, especialmente , por exemplo, em relação à modelagem hídrica e às emissões atmosféricas”, ressalta Lima. “Por isso, há necessidade de análise desta proposta de resolução, por parte do setor, e encaminhá-la com sugestões de melhorias”, afirma Lima.


Participantes da Comissão Técnica
de Meio Ambiente da ABTCP
A reunião da Comissão Técnica de Meio Ambiente da ABTCP debateu ainda outros temas relevantes às indústrias de celulose e papel, como a pegada hídrica, a situação das lagoas que compõem os tratamentos de efluentes das empresas do setor, o levantamento de NOx do segmento, a atual situação do Guia da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e compras sustentáveis. Mais informações na edição de março da revista O Papel: www.opapeldigital.com.br
 
Caso você tenha o interesse de participar das Comissões Técnicas da ABTCP, entre em contato pelo e-mail: comissoestecnicas@abtcp.org.br.


Volta

Melhor visualizado em Internet Explorer ou Google Chrome.