ABTCP 2016
Novo local, nova estrutura

Pensando sempre em como atender melhor os seus clientes e visitantes, a ABTCP decidiu inovar o local onde será realizado o 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece de 25 a 27 de outubro em São Paulo. O evento será realizado no Expo Center Norte.

Leia +
Seminário Automação e Manutenção
Melhores práticas e tecnologias

As melhores práticas e tecnologias inovadoras em manutenção, entre outros fatores essenciais à gestão desta área na indústria de celulose e papel, estão ajudando a elevar a produtividade e a reduzir custos. Essas são as principais conclusões do Seminário de Automação e Manutenção da ABTCP, realizado em 28 de abril na Suzano Papel e Celulose – Unidade de Limeira (SP). O evento, apoiado pela Suzano e patrocinado pela Wetscon, Metso e Sick, contou com apresentações de André Lubke Brigatti (Sick), Edevar Lopes e Wellington Pimentel (Fibria), Flavio Calixto Xavier e Tony Campos (Suzano), Francisco Almeida (Klabin) e Régis Alves (Metso).   Leia +
   
Comissões Técnicas
Papel, Recuperação e Energia e Biorrefinaria
  Curso
Fabricação de Papel Tissue
  Curso Especialização ABTCP
Aulas iniciadas
As Comissões Técnicas (CTs) da ABTCP seguem trabalhando. Nos últimos meses, participantes das CTs de Papel, de Recuperação e Energia e de Biorrefinaria se reuniram na ABTCP e discutiram assuntos relevantes para o setor. Água, Energia e Normas Regulamentadoras foram as pautas desses encontros. Leia +   A ABTCP abriu a temporada de cursos técnicos e realizou, nos dias 3 e 4 de maio, no Sinpacel, em Curitiba, o Curso Básico de Fabricação de Papel Tissue. O curso teve patrocínios da Buckman, Hergen, Kemira, Solenis e Xerium. Veja o que cada profissional apresentou.
Leia +
  O curso de Especialização em Tecnologia de Celulose e Papel da ABTCP, em nível de pós-graduação latu sensu e oferecido pela Universidade Federal de Viçosa, teve suas aulas iniciadas em maio.  A primeira disciplina foi realizada nas instalações da Cenibra, em Belo Oriente, Minas Gerais.
Leia +