ABTCP 2016
Trabalhos técnicos

Novas aplicações da celulose, tecnologias modernas de branqueamento, avaliações da qualidade da madeira, técnicas inovadoras de secagem, como está o mercado de fibra de eucalipto, embalagens inteligentes, biocombustível e biorrefinaria. Esses serão alguns dos temas que serão apresentados durante o ABTCP 2016, que acontece de 25 a 27 de outubro em São Paulo. Até o momento, a Associação recebeu 100 trabalhos técnicos, que foram avaliados por um Comitê composto como renomados especialistas do setor, que foram divididos pelos seguintes temas: Automação, Celulose, Florestal, Manutenção, Meio Ambiente, Papel e Recuperação e Energia. O programa preliminar está sendo estruturado.

Leia +
4ª Semana de Celulose e Papel
Inovação e competitividade das empresas

A ABTCP vai realizar entre os dias 23 e 25 de agosto, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, a 4ª Semana de Celulose e Papel. Evento já tradicional no calendário da Associação, este ano vai destacar o tema Inovação e Competitividade. As mais importantes empresas produtoras e fornecedoras da capital mundial da celulose junto com a ABTCP esperam por vocês, entre elas as que patrocinam o evento: Albany, Buckman, Kadant, Kemira, Sick, Solenis, Spraying Systems, TGM, Yokogawa, Xerium, além do apoio da Eldorado Brasil, Fibria, International Paper, AEMS e Prefeitura de Três Lagoas. Confira por que essas empresas decidiram participar do evento.   Leia +

   
Curso
Reciclagem de Aparas
  Seminário
Recuperação e Energia
  Comissões de Estudo de Normas
Guardanapos
Conhecer o processo de reciclagem e a utilização de aparas no processo de fabricação de papel, visando a melhoria dos processos e operações industriais, foram os objetivos o Curso Reciclagem de Aparas para Fabricação de Papel. O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, no Senai, em Caçador, Santa Catarina. Confira os principais temas abordados. Leia +   A ABTCP promoveu no dia 10 de maio, na unidade de Jacareí-SP, da Fibria, o Seminário de Recuperação e Enegia, que contou com seis apresentações de especialistas no assunto. O evento teve por objetivo mostrar as melhores práticas, tecnologias e desafios na disponibilidade de uma fábrica de celulose. Um dos destaques foi a apresentação sobre corrosão por altas temperaturas em combustão de biomassa.
Leia +
  A Portaria 545, de 25 de outubro de 2012, do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – determina os critérios para a certificação da Avaliação da Conformidade de Artigos para Festas, com foco na segurança, visando à redução de riscos associados ao uso do produto, principalmente por crianças com idade inferior a 14 anos.
Leia +