4ª Semana de Celulose e Papel

 



Inovação e competitividade das empresas

 

 





A ABTCP vai realizar entre os dias 23 e 25 de agosto, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, a 4ª Semana de Celulose e Papel. Evento já tradicional no calendário da Associação, este ano vai destacar o tema Inovação e Competitividade.



As mais importantes empresas produtoras e fornecedoras da capital mundial da celulose junto com a ABTCP esperam por vocês, entre elas as que patrocinam o evento: Albany, Buckman, Kadant, Kemira, Sick, Solenis, Spraying Systems, TGM, Yokogawa, Xerium, além do apoio da Eldorado Brasil, Fibria, International Paper, AEMS e Prefeitura de Três Lagoas. Confira por que essas empresas decidiram participar do evento.



Albany

A Albany International, como fabricante de vestimentas, tem grande compromisso com o desenvolvimento tecnológico do setor de celulose e papel, por este motivo estará sempre empenhada em participar ativamente dos eventos relacionados ao mercado. O evento de Três Lagoas contribui amplamente com o desenvolvimento da capacitação técnica, trazendo temas atuais e palestrantes com rica experiência na área. Esta troca de experiência proporcionada pelo evento possibilita apontar as tendências do mercado e promover o crescimento sustentável do setor.

O tema central do evento é atual e pertinente. Inovação e Competitividade são caminhos necessários para o futuro do setor. Percebemos que as empresas estão sim alinhadas com estes conceitos, ou seja, direcionadas para a necessidade que aponta o mercado.



Buckman

Este é evento de suma importância para o setor, pois Três Lagoas se destaca como o maior polo produtor de celulose no País. O evento propicia oportunidade de estreitamento de relacionamento entre produtores e fornecedores, além da atualização de tecnologias. O tema escolhido está alinhado com as necessidades do setor, e é uma oportunidade para os fornecedores de soluções mostrarem o quanto estão se empenhando em desenvolver novas tecnologias. A Buckman está cada vez mais focada em soluções inovadoras, que tragam ganhos econômicos e ambientais para os clientes.



Kemira

A Kemira decidiu patrocinar o evento porque é, essencialmente, uma empresa dedicada a produtos químicos para celulose e papel e fazem questão de contribuir com os melhores eventos deste segmento no País, incentivando e compartilhando o conhecimento das mais recentes tecnologias. Em 2016 a Kemira celebra o startup de importantes projetos de produção de químicos para celulose e papel, confirmando o compromisso com o mercado brasileiro. A 4ª Semana de Celulose e Papel será uma excelente oportunidade para mostrar aos fabricantes o que a Kemira pode oferecer aos seus clientes. A companhia prioriza a inovação, que diferencia e aprimora a competitividade e, consequentemente, contribui com a melhoria e evolução dos processos e produtos do segmento.



Sick

No atual cenário político econômico do Brasil podemos observar que as empresas estão focando em inovação para redução de custos e otimização dos processos. Temos certeza que a situação atual do Brasil terá uma retomada em breve e as empresas que estão focando os esforços em Inovação e Competitividade, com certeza, terão um retorno maior do que as empresas que estão acomodadas atualmente.

Dentro deste cenário, decidimos participar da 4ª Semana de Celulose e Papel por ser um segmento foco para nossa empresa e para aumentar nossa visibilidade com a finalidade de sermos reconhecidos como um fornecedor de soluções para indústria de papel & celulose em monitoramento de emissões e automação de processos. Acreditamos que o tema do evento está completamente alinhado com nossas soluções para indústria de papel & celulose, pois nossas soluções oferecem alto desempenho, confiabilidade, automação de processos e, principalmente, redução de custos com manutenções.

Solenis
Para a Solenis é de extrema importância estar próxima dos técnicos fabricantes de celulose e papel que atuam nas áreas de produção, qualidade, laboratórios, manutenção e assistência técnica das empresas. Afinal, Três Lagoas é um importantíssimo centro produtor brasileiro. Trata-se de uma forma de estarmos em contato direto com os usuários ou futuros usuários de nossas soluções e tecnologias falando sobre tendências e temas atuais. Além disso, temos experiência de muitas décadas no setor e compartilharemos nosso conhecimento já reconhecido pelo mercado. Nossa equipe conhece os processos de produção de celulose e de papel, bem como as interações com os produtos e programas químicos, possibilitando passar o conhecimento das melhores soluções para os desafios dos nossos clientes.

Além disso, o tema dentral vai ao encontro das exigências do mercado e converge com a principal filosofia de trabalho da Solenis. Nosso trabalho em pesquisa e desenvolvimento tem, entre outros compromissos, buscar formas de melhorar o produto final de nossos clientes e, ao mesmo tempo, reduzir os custos, tornando-os ainda mais competitivos. Inovação e competitividade caminham juntas para que nossos clientes possam ganhar destaque no mercado.





Spraying Systems
O mercado de papel e celulose é estratégico em termos mundiais para a Spraying Systems. Ainda vemos espaço para crescermos nesse setor no Brasil, além disso é uma indústria que sofreu um impacto menor na crise econômica atual. Temos um grande know-how em pulverização nas aplicações para celulose e papel, mas ainda é preciso disseminar a importância de alguns conceitos como o CV dos manifolds de limpeza, umidificação etc., que impacta diretamente na qualidade do produto. Conhecendo a importância da "Semana de Celulose e Papel", a Spraying Systems destinou esforços para acompanhar o setor e atender suas necessidades.



Quanto ao tema do evento, a busca da melhoria da competitividade é constante e a inovação é a principal maneira de diferenciação. As empresas estão apostando neste ponto além da diversificação, vemos novas companhias entrando no segmento de Tissue, fabricantes de celulose migrando para o Mato Grosso em busca de baixar seus custos de reflorestamento. Uma das novidades que temos para o setor em termos de inovação é o AutoJet® Tissue Lamination System, patenteado pela Spraying Systems que usa tecnologia de pulverização única para aplicação de cola em Tissue. Esse sistema substitui, por exemplo, o hot melt, dentre outros tipos de sistemas.

A Spraying Systems, além da participação no evento em 2016, que aproximará os fabricantes de nossa equipe técnica, também oferece Inspeção de Sistemas e Bicos in loco durante as grandes paradas fabris. Durante a auditoria dos processos, totalmente gratuita, nossos técnicos farão uma revisão completa dos chuveiros e bicos de pulverização dos equipamentos, identificando referências, vazões e demais informações, que tornará o processo de manutenção muito mais ágil e produtivo às empresas e, principalmente, diminuindo custos operacionais e melhorando a qualidade do produto final.



TGM

A TGM atua no mercado de celulose e papel com fabricação de equipamentos e serviços, e com o crescimento no setor a TGM busca ampliar a oferta de soluções em turbinas e redutores e serviços no mercado de celulose e papel. Acreditamos que as empresas estão seguindo a linha da competitividade e estão buscando implantar inovações em suas plantas, com isso também torna a cadeia de fornecedores mais competitivas. Faz parte do contexto da TGM participar frequentemente dos eventos da ABTCP, por entender que ela é uma associação que dá suporte e disseminam conhecimentos e faz integração entre as empresas do setor e seus fornecedores.



Xerium

A América do Sul e, em especial o Brasil, assumiram a liderança na produção e fornecimento de celulose de fibra curta no cenário mundial, empregando o que há de mais avançado tecnologicamente no setor. A Xerium, por meio de sua linha de produtos de Vestimentas & Revestimentos, assim como na tecnologia de desaguamento para este conceito de máquinas, entende que ao prestar contribuição ao setor tem também um grande benefício ao ser uma protagonista neste segmento de negócios em sua área de atuação.



Inovação e Competitividade são as molas mestras para o avanço de qualquer segmento da indústria ou comércio e foi, desta forma, com intensa pesquisa seja na área florestal, manejo de espécies e mudas, na tecnologia industrial e sustentabilidade que o setor se torna referência mundial em Competitividade.



Estas iniciativas da ABTCP são de fundamental importância para o setor de celulose, promovendo e despertando nas empresas as oportunidades de negócios e crescimento que se abrem assim como convocam e esclarecem aos profissionais do mercado ou aos que estão tomando contato com este setor, para que vejam no setor a potencialidade de crescimento profissional. Estes eventos da ABTCP já são referências do setor e geram muitas expectativas para os profissionais em que nele atuam. A Xerium estará presente com sua equipe de técnicos e apresentará conceitos de gestão em nossa área de atuação – Vestimentas & Revestimentos – que visa contribuir na forma mais eficaz e econômica, no manejo do volume de água a ser extraído durante o processo de secagem da celulose.

 

 

 

 



Yokogawa
A Yokogawa decidiu participar e prestigiar o evento da 4ª Semana de Papel & Celulose de Três Lagoas da ABTCP porque, além se ser um dos principais eventos do segmento, reconhecem o setor de Papel e Celulose como um segmento altamente competitivo, onde a Yokogawa se destaca como a maior fornecedora de instrumentação para o segmento na América do Sul, tendo conquistado 100% dos projetos mais importantes nos últimos 10 anos. Com base nessa expertise, a empresa acredita na importância de estar juntos aos clientes, apresentando o que temos de novidade em tecnologia para o setor e reconhece a importância e credibilidade da ABTCP como principal canal de comunicação. 

O tema escolhido para este ano é extremamente adequado, pois a companhia está passando pela transformação da Indústria 4.0 e inovação e competitividade se enquadram neste cenário. As empresas estão se adaptando a essas mudanças constantes e a Yokogawa vem investindo cada vez mais em inovação em seus produtos e, principalmente, em seus serviços. O lema da empresa é buscar a co-inovação de valor na produção de soluções em parceria de longo prazo com os clientes.





voltar