Evento

Café com gestão

 

 





No dia 2 de agosto, a ABTCP realizou o 1º Café com Gestão, cujo tema foi Como Melhorar a Competitividade das nossas Empresas. O evento contou com a presença de CEOs, presidentes e diretores das companhias do setor de celulose e papel e com as apresentações de Luiz Prates e André Jeha, ambos da FALCONI Consultores de Resultado.

De acordo com o consultor Prates, a formulação de estratégias, que darão uma visão mais clara para os próximos três a cinco anos, e o estabelecimento e desdobramento anual de metas e ações por todas as áreas/processos da empresa, bem como o seu controle - são ações de gestão importantes para a sobrevivência e, principalmente, para a competitividade das empresas. Para tanto, existem alguns caminhos a serem percorridos nesse sentido. Veja mais detalhes desse assunto em matéria publicada na edição de agosto da revista O Papel.
Já o consultor André Jeha apresentou alguns trabalhos realizados em empresas do setor de celulose e papel, alguns deles focados na área de manutenção das companhias (leia mais sobre este assunto na Coluna Liderança, da edição de julho da revista O Papel).

Os temas versaram também sobre o planejamento e controle de despesas e gastos operacionais por meio de técnicas matriciais, envolvendo o desenvolvimento de especialistas por pacote de contas de mesma natureza.

Em um dos cases apresentados, evidenciou-se que os resultados alcançados por uma empresa do setor foram surpreendentes, num projeto com auxílio da FALCONI: o ganho do projeto foi de quase 9 vezes o investimento, ou seja, para um investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões obteve-se um retorno de R$ 18,7 milhões.

voltar