49º Congresso de Celulose e Papel
Inscrições abertas

Referência na agenda global de eventos técnicos do setor, o 49º Congresso de Celulose e Papel da ABTCP traz oportunidade de conhecer novas tecnologias, entre elas a biorrefinaria, nanotecnologia e novas aplicações de celulose, além de uma palestra com o professor Vicente Falconi sobre Gestão da Inovação. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site www.abtcp2016.org.br. O evento acontece de 25 a 27 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Leia +

Inovações no 49º Congresso
Especialistas destacam novidades tecnológicas
As novidades tecnológicas serão um dos focos das palestras do 49º Congresso Internacional de Celulose e Papel. Entre os especialistas que apresentarão trabalhos técnicos estão Francisco Razzolini, Diretor de Projetos e Tecnologia Industrial da Klabin; Bibiana Ribeiro Rubini, Coordenadora de Desenvolvimento de Produtos da Fibria; e Pedro Ivo, da Embrapa.  Leia +

   

Seminário de Meio Ambiente
Pegada hídrica

  Curso online
Novas tecnologias para equipamentos de baixa rotação
  Mesa redonda
Qual é o melhor modelo de contratação

A ABTCP realizou o Seminário de Meio Ambiente, cujo tema foi Pegada Hídrica, no dia 30 de agosto no grupo CMPC, no Rio Grande do Sul. O evento abordou como é feito o monitoramento da estação de tratamento de efluentes do lago Guaíba, pela Celulose Rio Grandense, além de técnicas para a redução do consumo de água e de energia na produção de papel e celulose.
Leia +

 

Sempre de olho nas necessidades do mercado, a Comissão de Celulose da ABTCP realizou, no final de agosto, um curso online sobre “Inteligência na detecção e na lubrificação para evitar falhas em equipamentos de baixa rotação”, apresentado por Danuza Santana, Mario Correr e Silas Santana, da SKF do Brasil.
Leia +

 

A ABTCP realizou uma mesa redonda no dia 17 de agosto na Fibria, em Jacareí, sobre Modelos de Contratação. O evento reuniu diversas empresas do setor de celulose. Na ocasião foi discutidos qual seria o modelo ideal: o próprio ou terceirizado? Qual deles geraria menos custos e maior segurança às empresas?
Leia +