Inovações no 49º Congresso

Especialistas destacam novidades tecnológicas

 

 


 

 




As novidades tecnológicas serão um dos focos das palestras do 49º Congresso Internacional de Celulose e Papel. Entre os especialistas que apresentarão trabalhos técnicos estão Francisco Razzolini, Diretor de Projetos e Tecnologia Industrial da Klabin; Bibiana Ribeiro Rubini, Coordenadora de Desenvolvimento de Produtos da Fibria; e Pedro Ivo, da Embrapa.

Razzolini vai falar sobre oportunidades de desenvolvimento do papel para embalagem, entre elas a micro e nanotecnologias e incremento de propriedades barreira que são as novas tecnologias incorporadas para melhorar resistência física e aumentar a proteção dos produtos embalados.

Segundo o especialista, o segmento de papel para embalagens é hoje o mais relevante dentro da indústria, que busca o aumento de performance e redução de peso das embalagens, tornando-se cada vez mais competitivos frente a outros materiais.

Já Bibiana Ribeiro Rubini, Coordenadora de Desenvolvimento de Produtos da Fibria,  falará sobre o desenvolvimento de produto de celulose. “Vamos falar especificamente de uma tecnologia patenteada e exclusiva da Fibria que aumenta significativamente a resistência à tração e ao rasgo da polpa de eucalipto, oferecendo ao papeleiro oportunidade de redução de energia de refino, redução no consumo de agentes de resistência a seco, otimização de furnish e, em alguns casos, ganho de produtividade na máquina de papel," explica.

Papel e nanopaper a partir de celulose extraída da folha de abacaxi serão os temas que Pedro Ivo, da Embrapa, abordará. Para ele, este assunto pode ser dividido em vários tópicos, devido à importância para o desenvolvimento dos profissionais do setor, entre eles a extração de celulose de uma fonte inovadora, que apresenta um potencial para a extração da celulose,  a obtenção de nanocelulose para a produção de papéis especiais com propriedades ópticas e mecânicas diferenciadas em relação ao papel convencional e o uso nanopaper na área de eletrônica e sensores.

As inscrições para o 49º Congresso Internacional de Celulose e Papel ainda podem ser realizadas pelo site www.abtcp2016.org.br. Não perca essa oportunidade de conhecer e se aprimorar!

voltar