Home O setor

O setor

O setor de celulose e papel é composto por 220 empresas com atividade em 540 municípios, localizados em 18 Estados do Brasil, gerando 128 mil empregos diretos e 640 mil empregos indiretos. Em 2013, totalizou exportações de US$ 6,7 bilhões, com saldo de US$ 4,7 bilhões na balança comercial.

A indústria de celulose do Brasil é a 4ª maior do mundo em volume de produção, enquanto a de papel do País ocupa a 9ª posição no ranking de fabricantes mundiais.

A área florestal preservada pelas empresas que atuam neste segmento industrial é de 2,9 milhões de hectares. Para fins industriais, o setor de celulose e papel planta mais 2,2 milhões de hectares, sendo a maior parte destas florestas certificadas.

Essa atuação sustentável – que preserva o meio ambiente e simultaneamente gera contrapartida social a partir de suas atividades – faz com que a biodiversidade seja protegida, bem como recursos hídricos. Desta forma, as florestas plantadas pelo setor geram contribuição ambiental, pelo sequestro de CO2, conservação do solo e restauração de terras degradadas.

Para mais informações sobre a indústria de base florestal, acesse: http://iba.org/pt/