telefone abtcp zambo +55 11 3874.2700   facebook zambo abtcp linked in zambo abtcp

seja um associado

Indústria 4.0: como avançar?

eddie kopp industria 4.0 como avancar abtcp

Desde a invenção da máquina a vapor, a indústria de manufatura viveu alguns períodos de inovação, mudanças impactantes e aceleradas, chamadas muitas vezes de revoluções.

 

A Revolução Industrial, iniciada por volta de 1780, foi marcada pelo início da utilização de máquinas nas indústrias para agilizar os processos de manufatura e para melhorar os transportes (ferrovias, canais de navios de aço para impulsionar a mineração, produção, agricultura e outros serviços).

Em seguida, a Revolução Científica, fortalecida a partir da eletricidade, em 1869, resultou na produção de alumínio, redução dos preços do aço e desenvolvimento dos processos químicos.

A terceira revolução ocorreu em 1950. A eletrônica e também os computadores cortaram os custos do processamento de dados, possibilitando a evolução da tecnologia da informação e a automação, permitindo novos saltos de produtividade e de melhoria da gestão das empresas.

A quarta revolução é a chamada Indústria 4.0. O termo foi usado pela primeira vez em 2011, na Alemanha, e, desde então, a tecnologia continua dando saltos exponenciais, de sorte que hoje é quase impossível delimitar tudo o que está contido nesse termo.


Clique aqui para baixar o arquivo (PDF - 509kb)